MÍDIA
O recente aumento de tarifas nos Estados Unidos reacendeu o debate sobre a abertura da economia brasileira. Economistas divergem sobre a viabilidade de reduzir barreiras de importação e avançar em novos acordos, tema que ganhou fôlego com a retomada das discussões sobre o tratado Mercosul–União Europeia.
No debate, o professor do Instituto de Economia da Unicamp, André Biancarelli, pondera que o indicador de tarifa média de importação não é o melhor para avaliar o grau de abertura do Brasil. Segundo ele, a média “esconde uma série de exceções que existem no caso brasileiro, com setores mais abertos que outros”. Biancarelli também critica a ideia de adotar tarifas lineares, destacando que tarifas foram utilizadas historicamente por diversos países como instrumento de industrialização e que a prática de reduções generalizadas está em desuso.
A íntegra da reportagem, publicada no jornal Valor Econômico: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2025/09/05/tarifaco-reacende-debate-sobre-brasil-abrir-mais-economia.ghtml